Saturday, November 29, 2008
Simeon Nelson, criptógrafo!
Simeon Nelson é australiano, residindo na capital inglesa. É docente de Escultura na Universidade de Hertfordshire e co-director da Elastica Residence, em Londres.
Durante uma residência artística na Royal Geographical Society, que durou 15 meses, investigou milhares de mapas, os mais antigos já do século XV. A partir de uma abordagem dos mapas que consideram localizações físicas para lugares míticos, assim como da evolução da cartografia ocidental, desenvolveu o projecto «Cryptosphere», que o artista encara como «a soma de toda a informação retida e escondida num determinado sistema». Neste seu novo corpo de trabalho, é particularmente importante a localização do mitológico e do ornamental no mundo temporal.
Cryptosphere é uma peça que funciona como instalação escultórica: é uma estrutura arquitectural inspirada na cartografia, procurando criar ornamentos ambíguos, que a estrutura modular permite transformar numa forma de ocupação extremamente versátil do espaço. As unidades modulares são organizadas como uma pirâmide cruciforme e cristalina, remetendo-nos vagamente para vários tipos de geometrias arquitectónicas sagradas, criando um não-lugar ambíguo, part of and yet not part of the Earth…
Por vezes, há artistas que conseguem aliar o alcance histórico-mítico à maior delicadeza processual , desviando a política dos lugares comuns para uma praxis subtil…
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment