Saturday, November 29, 2008

IMAN Un-controlled


Alguma expectativa para o Festival IMAN em 2008, dirigido por Alexandre a. r. Costa em Famalicão e agora com extensão em Berlim. A «primeira fase» do evento deste ano, em que a iniciativa chega a cinco anos de existência, integra, em torno da pseudo dicotomia 'un-controlled', Marisa Teixeira, Bruno Jamaica, Carlos Sousa e Nádia Duvall [todos formados na ESAD.CR] e Pedro Penilo…

Penilo apresentará «Presépio Polar», de cujos textos preparatórios deixamos aqui alguns excertos:

«O impulso original deste projecto foi não dedicar-me apenas à concepção e realização de um objecto artístico material mas testar o que acontece quando eliminamos o objecto e fica apenas a experiência dele, a memória e o mais difundido meio de troca de informação: a palavra; e sobretudo, a palavra falada.

Não sou asceta, a materialidade das coisas, o seu cheiro e tacto não me causam estorvo. Até por isso decidi tomar como objecto/tema do meu projecto não uma instalação apenas imaginada, mas uma instalação materialmente realizada e, para mim, válida do ponto de vista da sua qualidade artística. Só que estou mais perto do escritor do que do escultor, deleito-me muitas vezes com a ideia do que poderia ter sido.

[…]

Quem preferiria a narração de um filme ao próprio filme? Poucos seguramente quando a questão é o filme. Mas poucos preferirão um filme a um amigo. E um amigo narra um filme. Na era dos fenómenos e meios de comunicação massivos a arte perdeu a escala pessoal. Rimo-nos em conjunto no cinema sem nos darmos conta de que há alguém que não tem vontade de rir. Os tempos são estes e são assim mesmo fascinantes. Mas há pouca arte de olhos nos olhos.»

Vai ser mesmo preciso 'estar lá'… e daí, talvez não. Fica ao controlo de cada um…

No comments: