Monday, May 21, 2007

Paz, Pao, Habitaçao… 'AS OPERAÇÕES SAAL' EM FILME!


ESTAMOS PRONTOS PARA OUTRA.

As palavras são de Siza, trinta e tal anos depois do 'Processo' que lançou uma brilhante geração de arquitectos. Muito mais que uma nota de rodapé lírica na época do PREC, as Operações SAAL foram uma verdadeiro movimento de cidadania urbana que ensaiou soluções de participação popular na Vida Pública. As memórias e os mitos dos dias em que a Arquitectura esteve realmente perto das pessoas deram recentemente origem ao documentário 'AS OPERAÇÕES SAAL', de João Dias, com produção de Abel Ribeiro Chaves [Bazar do Vídeo]. É mais um Projecto-Memória-30 Anos da Extra]muros[.

A montagem ora truculenta, ora lírica, por um jovem realizador cujo pai esteve no SAAL do Algarve, resultou numa belíssima longa-metragem, que personalidades como Fernando Lopes e João Maria Grilo acarinharam e vão ajudar a lançar – já dia 4 de Junho de 2007, pelas 21h, no Cinema S. Jorge, por ocasião da Antestreia. Lá estarão os arquitectos José Bandeirinha, Nuno Teotónio Pereira, Manuel Vicente, José Neves, o fundamental Nuno Portas, e saber-se-á então que fazer com os sonhos justos em tempos de obscurantismo social. Uma luminosa experiência.

ALGUMA INFORMAÇÃO 'OFICIAL':


Sinopse

Paz, pão, habitação…
As Operações SAAL
é o documentário que faltava para ajudar a compreender as dinâmicas inerentes a um épico momento de encontro transformador, entre o fazer da cidade e os agentes dos movimentos sociais.

À distância de trinta anos, a produção de um documentário exlusivamente dedicado aos factos relacionados com as Operações SAAL propõe a reavaliação de todo o processo, suas metodologias e os resultados obtidos, especialmente no que concerne a complexa relação entre Estado, Habitação, Política e Projecto Urbano.


Introdução

‘A HABITAÇÃO É UM PROBLEMA SOCIAL,
LOGO DEVE SER UM PROBLEMA DA SOCIEDADE.’

As operações SAAL [Serviço Ambulatório de Apoio Local] foram durante um curto período após o 25 de Abril de 74, uma intensa experiência de democracia e intervenção participativas no domínio da habitação social. Ainda hoje continua a constituir uma referência para os Estudos Urbanos, pela forma como envolveu arquitectos, engenheiros, juristas, geógrafos, sociólogos e, sobretudo, os próprios moradores de bairros degradados, num esforço associativo para lutar por uma habitação condigna e pelo direito à cidade.

Trinta anos depois as memórias e as vivências das gerações seguintes ajudam a entender as repercussões sociais, culturais e urbanas desta mítica acção colectiva e multidisciplinar em que fazer a Cidade correspondeu a fazer justiça.



Objectivos do Projecto

‘NÃO DEVE HAVER CASAS SEM GENTE
ENQUANTO HOUVER GENTE SEM CASA’

Trinta anos depois da curta experiência de democracia participativa que se sucedeu ao golpe militar de 25 de Abril de 74, surgia no nosso país uma iniciativa de intervenção no domínio das políticas urbanas de habitação, a qual deixaria marcas na vida e na memória colectiva, tal como nas estruturas do poder.

As operações SAAL. Tuteladas pelo MFA [Movimento das Forças Armadas], envolveram arquitectos, engenheiros, ,juristas, geógrafos e sobretudo os próprios moradores de bairros degradados num esforço associativo no âmbito do qual foram criadas comissões para lutar por uma habitação condigna, «o direito ao lugar» e, implicitamente, uma sociedade mais justa.

Durante um curto momento em que convergiram as novas formas de intervenção estatal e lutas populares pelo direito a casas condignas, as operações SAAL destacaram-se pela sua importância exemplaridade e solidariedade.

Trinta anos depois, as memórias filmadas dos actores destes processos ajudam a reconstituir o período em que um esforço conjunto envolveu o Estado, intelectuais e movimentos populares na promoção de direitos sociais novos e na melhoria imediata das condições de vida das populações mais desprotegidas.

1 comment:

antho.rod said...

bom dia! queria saber onde poderia encontrar esto documentario "Paz, Pão, Habitação… As Operações SAAL" em uma loja o no internet. Por que faço uma pesquisada sobre esso, e me serviria muito!

Muito obrigado,
Anthony